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Markup: método para formação de preço de venda

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Markup: método para formação de preço de venda

A precificação de um produto é um aspecto básico em todo negócio. Independentemente de sua empresa lidar com produtos físicos ou com serviços, o preço de venda influencia (e é influenciado) pelo mercado. Assim, é necessário praticar um preço que, ao mesmo tempo, seja competitivo e cubra os custos de suas operações e investimentos. Um dos métodos que podem auxiliar nessa tarefa é o índice conhecido como markup.

Neste artigo, compreenda como a precificação de seus produtos pode ser otimizada e até mesmo monitorada a partir de um critério simples. Ainda, veja como o markup pode ajudar a garantir um retorno sólido de seu investimento.Acompanhe a seguir.

O que é markup?

Markup, na prática, funciona como um índice que auxilia na padronização dos métodos de precificação. Isso é feito por meio do cálculo e da estimativa do lucro desejado para seu negócio.

Vale lembrar de que a formação de um preço de venda acaba sendo mais eficaz quando se tem um bom planejamento e uma projeção realista. O que o método do markup propõe é justamente trazer o fruto dessa estrutura para a precificação.

É comum que empreendedores ainda iniciantes no mercado considerem apenas uma margem de lucro arbitrária. Por isso, é importante, antes de aplicar o método markup, organizar e planejar cuidadosamente os recursos de sua empresa. Afinal, a forma como você monitora os impostos, as despesas, taxas e oportunidades de lucro serão refletidas nesse índice.

Como é calculado o markup?

A fórmula do índice markup é simples de ser aplicada, como pode ser visto a seguir:

Markup = 100/[100 – (Despesas Variáveis + Despesas Físicas + Lucro Percentual Desejado)]

Calcular o markup, como vimos, é algo simples e prático. Sua lógica se baseia em fazer com que o produto possa cobrir custos e permitir que sua empresa possa se manter competitiva e sustentável. No entanto, não se trata de um índice estático, ele pode ser aplicado em todos seus produtos e serviços ou ser calculado individualmente. Tudo isso dependerá do modo como o mercado se comporta e dos objetivos de sua empresa.

Como definir o preço de venda ideal?

O método do markup exerce grande importância para o alinhamento de sua gestão empresarial. Com um critério sólido para precificação, os processos de compra e venda tornam-se mais seguros e controláveis.

Chegar ao preço de venda ideal e conseguir agir de forma competitiva no mercado garante vantagens a seu negócio. Ações promocionais, por exemplo, já podem ser estruturadas com o preço de venda ideal em mente. Isso permite que limites para descontos e demais ações possam atingir seus objetivos sem comprometer a lucratividade e sua receita.

Outros métodos podem (e devem) ser utilizados em conjunto com o markup para que se tenha um panorama preciso do desempenho de vendas de seus produtos e serviços. A margem de contribuição, por exemplo, mostra o lucro que sua empresa obtém na venda de cada produto. Ao associar essas informações, áreas como logística e marketing podem ter uma visão mais clara da quantidade e força desses produtos.

Sua empresa utiliza o markup na etapa de precificação? Quais outros métodos e estratégias você utiliza para ter controle sobre a compra e venda de seus produtos? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.

 

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