Multi Contabilidade

Assessoria contábil: regularize a sua empresa e comece a crescer

WhatsApp - Clique para compartilhar
Assessoria contábil: regularize a sua empresa e comece a crescer

Além de ser o sonho de uma grande parcela de brasileiros, o empreendedorismo vem demonstrando ser um pilar em crescimento da economia do país. Vários pacotes de incentivos, programas tributários, projetos de leis e outras ações promovidas pelos governos nos diferentes âmbitos confirmam que o objetivo das políticas públicas tem sido viabilizar cada vez mais as pequenas e médias iniciativas privadas.

As estatísticas, porém, indicam que, por mais que ao longo dos anos esse momento oportuno tenha se comprovado, com o aumento sequencial do número de novas empresas, também é crescente o número de empreendimentos que fecham as portas precocemente.

Ou seja, os custos e as burocracias diminuíram, as condições de financiamento e linhas de crédito evoluíram, mas o despreparo e a falta de assessoria especializada aos empreendedores ainda dificulta o aproveitamento das melhores oportunidades.

Dispor de uma assessoria contábil qualificada e experiente pode ser a chave que possibilita ao empreendedor a escolha, sem medos, dos caminhos mais seguros, eficazes e adequados à legalidade.

Antes de continuar, é preciso esclarecer um ponto: no contexto empresarial existem três “níveis de necessidade” da contabilidade: o desejável, o imprescindível e o obrigatório. Isso significa que a contabilidade pode atuar para o crescimento de uma empresa e a otimização de suas operações (nível desejável); para a manutenção da rotina e da saúde financeira da empresa (nível imprescindível); e/ou para a criação, existência e continuidade de um negócio de forma regular e totalmente legalizada (nível obrigatório).

Vamos entender melhor esse nosso conceito e descobrir em qual nível de necessidade contábil está a sua empresa?

O que é preciso para regularizar uma empresa

Muitos dos procedimentos para abertura e regularização de empresas de porte micro, pequeno e médio já se encontram bastante facilitados e, no caso dos MEIs por exemplo, pode ser totalmente realizado por meio eletrônico.

Só de pensar em abrir uma empresa, um grande leque de opções se abre diante do futuro empreendedor e não há ninguém mais adequado do que um contador para orientar as escolhas mais adequadas acerca de: regimes tributários, formatos jurídicos, formatos empresariais, tipos societários e porte, dentre outras.

Com a única exceção do MEI, todos os outros tipos de empresa precisam obrigatoriamente apresentar a escritura dos seus livros contábeis, para a apuração anual da regularidade de suas operações e a dedução dos devidos tributos. Mesmo os negócios optantes pelo Simples Nacional precisam demonstrar seus registros legitimados por um profissional devidamente inscrito em um Conselho Regional de Contabilidade.

Assessoria contábil na rotina empresarial

A necessidade de uma assessoria contábil vai muito além do meramente obrigatório, é essencial para a manutenção básica da rotina e controle de qualquer porte de empresa.

O nível imprescindível abrange aquelas funções essenciais como controle de caixa, receitas e despesas, controle de estoque, de capital de giro e gestão de pessoal, dentre muitas outras. Funções que podem até ser realizadas de maneira improvisada por algum sócio ou colaborador, mas não sem um alto grau de risco para a empresa.

O conhecimento especializado de um contador assegura legalidade nas operações, evita falhas nas obrigações burocráticas e garante a precisão dos relatórios de controles, otimizando a receita e economizando em multas e outros gastos relacionados a erros.

Assessoria contábil para crescer e prosperar

Toda empresa busca alcançar a estabilidade para em seguida projetar novos desafios e expandir os seus negócios. O crescimento, no entanto, é tão delicado e arriscado quanto abrir uma nova empresa do zero e costuma envolver números e responsabilidades ainda maiores.

Dispor de uma assessoria contábil junto à empresa significa um ganho em credibilidade perante o mercado, os investidores e os órgãos governamentais. O crescimento de um empreendimento passa por novos riscos que serão assumidos tanto por quem empreende quanto por quem investe ou financia. A contabilidade é capaz de implementar a segurança operacional que ambos os lados precisam para realizar bons negócios.

Seja para um financiamento, para uma nova sociedade, para pleitear uma linha de crédito, ou para participar de uma licitação, seu negócio terá chances bem maiores de sucesso se comprovar organização, responsabilidade e inteligência na utilização dos recursos.

O melhor é que a assessoria contábil pode se adequar ao porte e ao faturamento de qualquer empresa e não precisa representar um gasto inadequado à realidade, visto que o ideal é que seja um investimento sob medida. Empresas de assessoria contábil externa são opções mais vantajosas para empresários que não dispõem de estrutura para criar um setor contábil próprio.

Gostou desse artigo? Então compartilha com algum amigo empreendedor! Para saber em primeira mão quando sair conteúdo novo é só se inscrever em nossa newsletter logo abaixo.

Inscreva-se para Receber Novidade

Multi contabilidade

633322-9274

 
 

Quadra 104 Norte, Av. LO 2, N° 10, Sala 7, Palmas - TO - 77006-022

De Segunda a Sexta-Feira das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h

Siga-nos

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram