Multi Contabilidade

O eSocial já é realidade! Conheça os principais benefícios

WhatsApp - Clique para compartilhar
O eSocial já é realidade! Conheça os principais benefícios

Muitos empresários certamente já estão atentos ao que representa o eSocial, afinal as empresas pertencentes ao grupo 1 (com faturamento superior aos R$ 78 milhões) já se encontram nas últimas fases da implementação.

Julho de 2018 marcou o começo de uma novidade para a maior parcela das empresas privadas brasileiras: o grupo 2 do eSocial, aquelas com faturamento até R$ 78 milhões. A primeira fase da implementação para esse grupo prevê o cadastramento das informações relativas ao empregador.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), é um programa que une vários órgãos da esfera federal em prol de um projeto ambicioso que visa simplificar, unificar e modernizar o envio de todas as informações relacionadas à área trabalhista de uma empresa.

O sistema integra e desburocratiza um total de 15 obrigações das empresas junto ao Governo Federal. Segundo estimativas do comitê gestor, após a total implementação, o sistema reunirá informações de cerca de 44 milhões de trabalhadores do setor público e privado de todo o país. Acesse o nosso artigo anterior para saber mais sobre o eSocial e sua obrigatoriedade. e sua obrigatoriedade.

Continue lendo e conheça benefícios e os impactos positivos esperados com a implantação do eSocial.

Quais o benefícios para o empreendedor?

Após vencido o trabalho inicial de inserção dos dados no Sistema e a adaptação da rotina da empresa às novas práticas, o eSocial significará mais agilidade principalmente para o setor de contabilidade das empresas. Porém, também representará vantagens econômicas e estratégicas a serem utilizadas pelos gestores.

O primeiro avanço será a redução exponencial da utilização de papel e plataformas físicas para registro e arquivamento das informações dos funcionários (ou mesmo a verba gasta com a digitalização de documentos). A economia de tempo, espaço físico e dinheiro deve ser levada em conta e aproveitada como um ativo a ser investido no crescimento da empresa.

O Sistema pode se tornar uma excelente ferramenta de gestão empresarial, uma vez que reunirá grande contingente de informações em um mesmo ambiente, possibilitando o cruzamento de dados e a geração de relatórios que podem fundamentar análises de conjuntura e tomada de decisões.

Não podemos deixar de mencionar o aumento da segurança jurídica da empresa como um fator positivo, uma vez que o sistema trará maior transparência às relações trabalhistas e um sentido de obrigatoriedade no registro dessas informações. Esse contexto dificulta a criação de condições que favoreçam o surgimento de litígios trabalhistas, evitando prejuízos financeiros e beneficiando a imagem da empresa diante da sociedade.

Quais os benefícios para os funcionários?

A padronização e o alinhamento de todas as informações trabalhistas terá impactos positivos na vida dos empregados de uma forma geral, principalmente se estes se empenharem em manter as próprias informações sempre atualizadas junto aos RHs de onde trabalham.

A sistematização evitará equívocos e omissões relativas aos direitos trabalhistas pois permitirá a constante fiscalização dos órgãos responsáveis e exigirá a submissão correta e periódica destas informações sob o risco de sanções. Trará maior celeridade na obtenção dos benefícios de natureza social e trabalhista como FGTS, seguro desemprego e outros.

Benefícios para o governo

O Governo Federal, a seguridade e a previdência social, serão diretamente beneficiados pela efetiva ampliação da capacidade de fiscalização de todos tributos, obrigações e direitos previstos em lei. Um sistema integrado e totalmente informatizado tornará mais difícil a vida de sonegadores de impostos e demais contraventores da Lei. Golpes, contradições, irregularidades e até mesmo atrasos nos cumprimentos legais devem diminuir consideravelmente.

O controle mais eficiente deverá reduzir os rombos aos cofres públicos causados pela inadimplência tributária e, consequentemente aumentar a receita pública.

E a sociedade o que ganha com isso?

O primeiro fator positivo para toda a sociedade é o papel do eSocial como um aliado na garantia do cumprimento de leis, pagamento de impostos e segurança jurídica para empresas, órgãos públicos e trabalhadores em geral. A tão fragilizada previdência social deve receber um fôlego a mais em sua arrecadação.

Outro benefício é possível, a depender da forma como os governantes e legisladores realizarão a aplicação dos recursos obtidos com o aumento na arrecadação. A implementação de novas políticas públicas que favoreçam a criação de novas empresas e novas vagas de empregos, o investimento em educação e capacitação da mão de obra e o incentivo ao empreendedorismo seriam algumas opções viáveis e bem vindas.

Ao que tudo indica os benefícios devem chegar em breve, porém o momento agora ainda é de transição. Dificuldades e novos desafios devem surgir junto com a adaptação dos profissionais e a adequação das empresas.

A largada já foi dada, agora é preciso correr para cumprir os prazos e assegurar toda a atenção necessárias quanto aos dados e documentos necessários. Não deixar para a última hora e contar com assessoria especializada nesse momento de transição são garantias de tranquilidade e eficácia em cada etapa.

Gostou deste artigo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.

Inscreva-se para Receber Novidade

Multi contabilidade

633322-9274

 
 

Quadra 104 Norte, Av. LO 2, N° 10, Sala 7, Palmas - TO - 77006-022

De Segunda a Sexta-Feira das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h

Siga-nos

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram