Multi Contabilidade

Três dicas essenciais para perder o medo de empreender

WhatsApp - Clique para compartilhar
Três dicas essenciais para perder o medo de empreender

Abrir uma empresa é um grande passo na vida de qualquer um. Não é a toa que tomar essa decisão gere inseguranças. Aprender a lidar com o medo e contar com um suporte que te dê mais confiança é fundamental

O medo de empreender, os receios e dúvidas que borbulham na cabeça ao se pensar em abrir um negócio, é um velho conhecido de qualquer empresário e de qualquer pessoa que já pensou em abrir um negócio. Neste momento crucial, em que a pessoa se encontra pensando em “como empreender com tantas dificuldades?” ou se “não seria melhor desistir?”, é que pode fazer toda diferença tentar. Temos que compreender melhor todos os aspectos do medo.

O medo é um sentimento primitivo que há milhões de anos tem garantido a sobrevivência da nossa e de outras espécies ao redor do globo. É também uma faca de dois gumes, capaz de paralisar e bloquear atitudes e ações de quem não o consegue controlar. Tentar extrair o que há de positivo no medo e superar os possíveis aspectos negativos através de novas perspectivas pode ser o caminho. Acompanhe nossas dicas adiante!

O medo é o pior inimigo ou um grande aliado?

Os seus receios e inseguranças te ajudam a visualizar, compreender e avaliar todos os riscos existentes em determinada situação, portanto, devemos ter claro que o medo não é simplesmente um vilão. O medo só se torna o vilão quando te impede de pensar.

Uma dica valiosa: a melhor maneira de superar seu medo é utilizá-lo a seu favor, ou seja, transformá-lo em um aliado que vai minimizar as chances de erro. Utilize esse sentimento como combustível para aprimorar o seu planejamento e a sua estratégia ao abrir um negócio e só se dê por satisfeito quando tiver solucionado a maior parte das questões que te preocupam.

Tendo em mãos um planejamento bem feito, uma avaliação de riscos minuciosa e alternativas engatilhadas para lidar com esses riscos, como em um passe de mágica seu medo terá se transformado em uma boa dose de coragem embasada por argumentos e planos.

Não dê margens para fatores que potencializam o medo

O lado negativo do medo não se manifesta do nada, normalmente existem alguns fatores que potencializam ou permitem o surgimento desse aspectos. Dentre tantos fatores, podemos citar três que são muito comuns: o desânimo, a impaciência e o perfeccionismo.

 Compreender a natureza do empreendedorismo é saber que não existem fórmulas mágicas para o sucesso empresarial. Não entre neste mundo na expectativa de grandes lucros e golpes de sorte. Para não desanimar nem ficar impaciente é importante saber que empreender se trata de trabalhar duro e construir o seu lugar ao sol de forma muitas vezes lenta e cheia de obstáculos.

 E essa é nossa segunda dica: aprenda com as falhas e utilize os pequenos fracassos para se auto avaliar. Por mais que você planeje tudo nos mínimos detalhes, a vida real sempre trará surpresas e pontos fora da curva. Faça o seu possível para acertar e evitar insucessos, mas não ponha os burros na frente da carroça e não se iluda: a perfeição é inatingível.

Conte com ajuda de quem entende

Essa é a dica mais importante deste artigo, afinal, seguindo esse conselho vai ficar muito mais fácil resolver os problemas que falamos acima.

 Tenha em mente que você não é obrigado a saber de tudo e que administrar um empreendimento consiste em saber identificar gargalos e delegar funções. Um empreendedor precisa ter olhos atentos aos mínimos detalhes que fazem toda a diferença para a saúde e para o sucesso da empresa. O bom gestor deve saber identificar quando é hora de ter gente especializada assessorando certos aspectos do negócio.

Se cercar de profissionais com conhecimentos técnicos que complementam as suas próprias atribuições pode ser o fator decisivo para te deixar mais confiante, reduzir os seus medos e garantir que seu negócio vai estar preparado para encarar o mercado. Existem vários setores que contam com profissionais qualificados para prestar consultorias e serviços específicos, como o marketing, a publicidade, assuntos jurídicos e contábeis, por exemplo.

Falando nisso, é sempre bom lembrar: a contabilidade é um dos setores mais importantes de uma empresa e também o assunto no qual a maioria dos empresários necessitam de suporte constante. Não é para menos, afinal desde antes de sua empresa abrir as portas, você vai precisar de um contador para te orientar sobre a documentação necessária, planejamento e enquadramento tributário, a fim de garantir que suas escolhas sejam as mais adequadas para você entrar no mercado da melhor maneira: sem medo e com o pé direito. 

O que você achou deste artigo? Está precisando de alguma ajuda especializada para superar seu medo de empreender? Nos deixe um comentário ou entre em contato que podemos te ajudar!

Inscreva-se para Receber Novidade

Multi contabilidade

633322-9274

 
 

Quadra 104 Norte, Av. LO 2, N° 10, Sala 7, Palmas - TO - 77006-022

De Segunda a Sexta-Feira das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h

Siga-nos

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram